Espaço para comunicar erros nesta postagem
O governador Daniel Vilela anunciou, nesta quinta-feira (25/6), R$ 78 milhões em novos investimentos no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG). A parceria para o período de 2026 a 2031 marca uma nova etapa de expansão das atividades do centro e reforça a estratégia do estado de consolidar Goiás como o principal polo de inteligência artificial do país. O anúncio foi feito durante jantar com pesquisadores, desenvolvedores e empresários no Palácio das Esmeraldas.
Formalizada por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a parceria viabiliza investimentos em infraestrutura computacional, fomento a startups e novos negócios, pesquisa aplicada, formação de talentos, inovação tecnológica e desenvolvimento de soluções em inteligência artificial voltadas a áreas estratégicas como veículos autônomos, saúde, agronegócio, educação e ciências da vida.
“Temos em Goiás o maior laboratório de inteligência artificial da América Latina. Talvez seja mais reconhecido fora do estado e até do Brasil do que aqui. Ao fazermos essa segunda etapa de convênio, pensamos em desenvolver novas soluções para o governo, podendo financiar também o desenvolvimento de pesquisas dentro do Ceia que vão projetar ainda mais esse laboratório”, explicou o governador. “Estamos muito otimistas em continuar fazendo de Goiás um estado vanguardista na inteligência artificial no país”, emendou.
Dos R$ 78 milhões previstos, R$ 40 milhões serão destinados à implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos, ampliando significativamente a capacidade computacional disponível para pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros.
“É um privilégio ser governador no momento deste próximo passo, com a convicção de que estaremos construindo algo transformador para Goiás, o Brasil e o mundo, apresentando soluções inovadoras que vão melhorar a vida das pessoas, alcançar mais eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos. Não sou expert em IA, aprendo todos os dias e, às vezes, me assusto, mas procuro enxergar ela como um instrumento para alavancar a produtividade sem que isso traga exaustão para nossos servidores”, salientou Daniel Vilela.
Criado em 2019 dentro da política de Centros de Excelência do Governo de Goiás, o Ceia-UFG tornou-se uma referência nacional em inteligência artificial aplicada, reunindo universidade, governo e setor produtivo em projetos de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia. A nova parceria amplia essa atuação e cria as condições necessárias para que o centro avance em áreas emergentes da chamada IA de fronteira, incluindo agentes autônomos, sistemas avançados de raciocínio e aplicações voltadas à descoberta científica.
Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o novo ciclo de investimentos consolida uma política pública de longo prazo para o desenvolvimento tecnológico do estado. “Em seus primeiros anos, o Ceia já captou mais de meio bilhão de reais em projetos e parcerias e tem mais de mil pesquisadores ativos. Nesta nova etapa, esperamos projetar Goiás como referência nacional e internacional em IA.”
“Ao longo dos últimos anos como vice-governador e há dois meses e meio como governador, vemos Daniel Vilela levar a tecnologia como marca da sua gestão, com muita ousadia, seja pelo Pequi Bank, seja pelo distrito de inovação, entre outras ações. Fico feliz de ver uma pessoa nova mostrando uma cara moderna para Goiás”, pontuou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha.
Já a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandramara Chaves, destacou o desenvolvimento humano como potencial do laboratório. “Cresceu exponencialmente não apenas no papel que ocupa em relação à IA, mas também na formação de pessoas pensando nessa tecnologia. Esse processo de pesquisa e inovação repercute em objetivos diversos”, afirmou ela.
Escopo
Além da expansão da infraestrutura tecnológica, o programa prevê a manutenção de bolsistas ativos entre pesquisadores, estudantes e desenvolvedores. Serão mais de 130 bolsistas ativos simultaneamente, fortalecendo a formação de recursos humanos altamente qualificados em inteligência artificial e áreas correlatas. Também estão previstas ações de retenção e atração de talentos, acordos internacionais de cooperação científica e o fortalecimento de redes de pesquisa nacionais e internacionais.
Na área de inovação, o convênio prevê a aceleração de até 40 startups de base tecnológica, integradas a iniciativas como o Hub Goiás e o Distrito de Inovação e Inteligência Artificial, contribuindo para o surgimento de novos negócios baseados em conhecimento avançado e tecnologias de ponta, além de suporte técnico para a criação de núcleos emergentes de pesquisa em IA em outros municípios de Goiás. O foco também será em fortalecer a interiorização da ciência, inovação e tecnologia no estado.
O programa ainda contempla ações educacionais em larga escala, incluindo a capacitação de 2 mil professores como multiplicadores em inteligência artificial, a realização da Olimpíada Nacional de IA Aplicada, além do desenvolvimento de uma plataforma de ensino a distância com potencial para alcançar até 10 mil estudantes. A iniciativa pretende ampliar o acesso à formação em tecnologias emergentes e preparar novas gerações para os desafios e oportunidades da economia digital.
Segundo a diretora do Ceia-UFG, Telma Woerle Lima Soares, o investimento representa um passo decisivo para ampliar o impacto científico e econômico da inteligência artificial produzida em Goiás. “O Ceia nasceu com a missão de conectar excelência acadêmica, inovação e desenvolvimento econômico. Este novo ciclo nos permitirá expandir nossa infraestrutura, fortalecer a pesquisa de fronteira, formar novos talentos e acelerar a criação de soluções capazes de gerar impacto para empresas, governos e para a sociedade. É um investimento que posiciona Goiás entre os protagonistas da inteligência artificial no Brasil.”
Metas até 2031
O programa também prevê a produção de pelo menos 40 publicações científicas de impacto, ampliando a contribuição de Goiás para o avanço do conhecimento na área e fortalecendo a presença do estado em redes nacionais e internacionais de pesquisa.
Outra meta é consolidar uma rede com 100 empresas parceiras ativas, estimulando a transferência de tecnologia e a aplicação prática das pesquisas desenvolvidas pelo centro. Nesse contexto, espera-se ainda o registro de 15 propriedades intelectuais, resultado do desenvolvimento de soluções inovadoras com potencial de geração de valor econômico e social.
O convênio também busca ampliar a capacidade de Goiás de atrair e reter pesquisadores altamente qualificados, criando um ambiente favorável à produção científica e ao desenvolvimento tecnológico.
Publicado por:
Radar Valparaíso News
O Portal News é uma plataforma jornalística dedicada a trazer notícias de qualidade, com foco em informação precisa e atualizada sobre economia, política, tecnologia e tendências do agro no Brasil e no mundo.
Saiba Mais/Dê sua opinião
Qual o seu nível de satisfação em relação ao serviço público prestado?
Para participar desta enquete, realize o login em sua conta!
Login Cadastre-seNossas notícias
no celular

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se